Twitter: rodrigogomespgl Facebook YouTube

Estudo sobre autoridade espiritual



Obedecer X Sacrificar:
"Samuel, porém, respondeu: Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a oferta pacífica.
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei".
1 Samuel 15:22-23

Introdução ao assunto:
Qual é a diferença entre autoridade direta e autoridade delegada?
- Autoridade direta é quando Deus fala com você diretamente.
- Autoridade delegada é quando Deus fala através de alguém que ele designou para representá-lo, ser o seu líder.



Foi assim na conversão do Apóstolo Paulo. Ele recebeu uma ordem de Deus para se submeter a uma autoridade delegada, como vemos claramente no exemplo de Atos 9:5 a 10:

No verso 5 - O Senhor falou com Saulo
No verso 6 - O Senhor não mais falou diretamente somente disse: “Alguém dirá o que você deve fazer".
No verso 10 - A bíblia diz: Havia um discípulo chamado Ananias foi ele que deu instruções e ministrou sobre a vida de Paulo - um discípulo.

Quem vem primeiro tem a primazia; é autoridade é deve ser obedecido.
"Todo aquele que foi criado primeiro é autoridade; todo aquele que for salvo primeiro será autoridade. Portanto, onde quer que estejamos, nosso primeiro pensamento deve ser o de descobrir aqueles a quem Deus quer que nos sujeitemos."
( Página 26 do livro Autoridade Espiritual, de Watchman Nee)

Obedecer x sacrificar:
1 – Esteja atento a ordem de Deus através da sua autoridade delegada;
A ordem de Samuel pra Saul foi clara ( I Sam.15:1 a 3).
2 – Não se baseie no que você acha, obedeça!
Saul  poupou Agague e as riquezas, aquilo que ele achou que tinha que poupar ( I Sam.15:9).
3 – Obedeça sua autoridade delegada, pois Deus lhe revela sua vontade!
Deus desistiu de Saul porque ele era desobediente e revelou isso a Samuel.  Samuel ficou atônito, pois sobre ele pesava o legado de ungir o rei. (Versos 11 e 12)
4 – O individualismo tende  a nos levar a construir monumentos pessoais, que são uma afronta a vontade de Deus.
Saul era orgulhoso, individualista, e rebelde sua oposição a ordem de Samuel. Era mais um passo em direção a um monumento imaginário e ilícito (Verso 12 ).
5 - A independência  nos leva a achar que estamos sempre certos!
 Saul estava acostumado a ser rebelde e independente por isso pensava estar sempre certo. (Verso 13)
6 -  Obediência pela metade é desobediência e desculpas tolas só pioram. Arrependa -se antes que seja tarde!
Saul deu uma desculpa tola que ele pensava ser ‘’convincente’’ para justificar a ‘’obediência pela metade’’ - o que é desobediência. Mas já era tarde, porque Deus o rejeitou e falou com sua autoridade delegada. (Verso 15)
7- Enquanto Saul desobedecia, Samuel estava orando e clamando a Deus de madrugada.
Enquanto ele desobedecia, Samuel estava amargurado pelo seu erro e clamando de madrugada, portanto obedecer é questão de inteligência. (Verso 16)
8 – Aprenda a obedecer a ordem de Deus através da autoridade delegada!
A ordem foi dada pela autoridade delegada e não diretamente a Saul, e ele desobedeceu. Quem disse que ele desobedeceu foi a própria autoridade dele, mesmo ele dando desculpas. (Versos 18 e 19)
9 - Não tente ajudar a Deus, obedeça-o completamente!
 Em seus pensamentos Saul achou que podia ajudar a Deus e isso foi catastrófico.  A ordem foi clara (Versos 20 e 21)
10 – Obedeça senão não poderá sacrificar!
A oferta queimada tem algumas particularidades, era queimada inteira e tinha que queimar até o final, era também chamada  de holocausto que significa inteiramente queimado.  Era entregue tudo a Deus Levítico 1:09,13 e 17 era um sacrifício voluntário e não envolvia preceitos.
Hoje nós somos oferta queimada agradável, voluntária muitos sabem disso e pensam praticar porém a repreensão de Deus é clara: Obedecer é melhor do que sacrificar. Portanto a oferta só é recebida pelo Senhor se houver obediência a autoridade delegada (verso 22).
Portanto, temos que avaliar o que fazemos com o instrumento na mão, dançando, na portaria, na célula: Obedecendo ou oferecendo sacrifício?
11 – Rebelião = feitiçaria
"Pois a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria..." I Samuel 15:23
O que é Rebelião? Resistência contra os agentes da autoridade ou contra a ordem de coisas estabelecidas.
Pecado de feitiçaria - Neste texto a palavra de Deus compara  rebelde ao feiticeiro, ou seja: aquele que se rebela contra autoridade delegada por Deus é como um feiticeiro, alguém que invoca demônios, isso é muito forte.

Teimosia -  Bíblia compara o teimoso e orgulhoso ao idolatra, aquele que presta culto a ídolos.
A consequência dos atos do orgulhoso é se tornar semelhante a quem ele adora (Salmos 115:4 a 8).
"Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei".I Samuel 15:23
Que palavra Saul rejeitou? A ordem de Deus através da autoridade delegada. (versos 3 e versos 18 e 19)
Por isso Deus rejeitou e escolheu a Davi e o ungiu como rei, pois tinha o coração obediente. Seja você obediente como Davi e se assente em lugares de honra nesta geração!
Depois de rejeitar Saul, levantou Davi como rei em Israel, sobre quem testemunhou: "Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade." (Atos13:22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Pr. Rodrigo Gomes. 2012. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial. Desenvolvido por Vitrô Digital.