Twitter: rodrigogomespgl Facebook YouTube

A Expansão do Reino por Células


Texto base: Atos 2:46-47 

Introdução 

Jesus inicia o seu ministério anunciando a mensagem do Reino de Deus, cujo pré-requisito é o arrependimento (Mt. 4:17). Já no fim de seu ministério aqui na terra, Ele deixou com a Sua Igreja a missão de expansão desse  Reino, fazendo discípulos ensinando a estes os Seus Mandamentos (Mt. 28:19-20).

Num tempo de tanta modernidade e mudanças constantes, qual é a forma mais estratégica e prática de expansão do Reino de Deus? A resposta está descrita no texto base que lemos,  no livro de Atos dos Apóstolos, escrito aproximadamente em 62 d.C. Além da reunião no templo, grupos menores se reuniam em suas casas para a comunhão (At. 2:46), oração (At. 5:12) e estudo da Palavra (At. 5:42; 20:20).



Cremos num tempo de restauração do modelo bíblico. Muitas igrejas locais já tem entendido a chegada desse tempo e, com isso, tem expandido  o Reino de forma simples, porém  poderosa, através do que chamamos células.

Entendendo que a célula é uma excelente estratégia bíblica de expansão do Reino dos Céus, o que de fato podemos vivenciar no ambiente de uma célula?


1)  Vivenciamos CONEXÕES (COMUNHÃO) (At. 2:46):
Disponível em www.projetogeracaolivre.com.br e www.engrenagempgl.blogspot.com.br

- A igreja de Atos inicia a sua história com cerca de 3000 membros. Você acha que todos se conheciam? Claro que não! Porém, a conexão era plena no ambiente das casas.

- Sentavam-se à mesa para compartilharem “o que tinham em comum”. Este é o real sentido da palavra grega “koinonia” (comunhão), ou seja, compartilhar de uma mesma fé, de desafios, de lutas, de vitórias e alegrias  em Cristo.  Isso tem sido a marca  dos discipulados de nossa igreja, e tem gerados bons resultados. Você já convidou o seu irmão (ã) da célula para, ao menos, tomar um café com você? Fica aí a dica...

- Quando falamos de conexões, falamos de estreitamento de laços. Um ambiente de célula favorece o conhecimento mútuo. Aproveite hoje ao término da célula para se aproximar mais daqueles com quem
você tem pouco contato. Amém?!


2)  Vivenciamos CONSOLAÇÃO mútua (1 Co. 1:3):
- Do grego “pararaklesis” que significa “chamado para o lado de alguém”. Ou seja, nós, à medida que somos consolados, somos chamados pelo Senhor para consolar.

- O ambiente de célula é propício para manifestarmos uma consolação prática, não apenas de palavras. A consolação nos leva ao compromisso de atentarmos às necessidades do nosso irmão (ã) com objetivo de supri-las.

- A consolação denota também encorajamento. Isso gera renovo diante dos desafios.

- Não hesite em manifestar algum tipo de consolo na vida do seu próximo, pois mais bem aventurado é dar do que receber (At. 20:35).


3)  Vivenciamos APRENDIZADO/TREINAMENTO (At. 5:42):
-  Todo reino é estabelecido com base na disseminação  (propagação)  de sua cultura. Isso também acontece no Reino de Deus. A cultura do Céu é aprendida através do estudo da Palavra de Deus.

- À medida que conhecemos os mandamentos dos Céus, passamos a nos comprometer mais com o Rei Jesus e com o seu Reino.

-  No ambiente de célula os receptores também  se tornam  transmissores.  Trocamos  palavras e testemunhos que edificam, oramos uns pelos outros, manifestamos e aperfeiçoamos os dons.

- Na célula somos treinados também para melhor servirmos na igreja local.


Conclusão: Uma vez dispostos a vivenciarmos a comunhão, a consolação e o aprendizado, o Espírito Santo  cooperará conosco  na propagação do Reino de Deus  (Jo. 17:23; Mc. 16:20).  Que este Reino venha sobre você e sobre a sua casa. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Pr. Rodrigo Gomes. 2012. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial. Desenvolvido por Vitrô Digital.