Twitter: rodrigogomespgl Facebook YouTube

Compreendendo a edificação

 *extraído e adaptado do Jornal “Atos Hoje” edição 15-2012 

Texto Base: 1 Pedro 2:4-5 –  “À medida que se aproximam dele, a pedra viva – rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” (NVI).



Introdução

Além da afirmação do apóstolo Pedro acerca da vontade de Deus em fazer de nós uma casa espiritual, o apóstolo Paulo, em Efésios 2:20-22,  também fala esse mesmo desejo de Deus em edificar através de nós uma morada para Si, por meio do Seu Espírito.

Vemos através do Antigo Testamento o tabernáculo e o templo como referências da manifestação da glória (presença) de Deus (leia Ex. 40:33-34). Entendemos que isso foi uma sombra do que de fato é o desejo de Deus: fazer do homem o Seu tabernáculo ou templo humano.

A edificação é o ato de construir uma estrutura para um determinado fim. E será através deste estudo que vamos compreender a edificação.


Semana 1 (de 02 a 06/10/2012)

Conforme o texto base, vemos que o Senhor deseja uma casa e não uma infinidade de pedras preciosas isoladas destinadas a compor uma exposição. O apóstolo Pedro nos chama de pedras vivas, e esta é a matéria prima principal para que esta casa seja edificada. Como base para essa edificação temos a Cristo como a pedra angular ou de esquina.

Nossa grande necessidade é sermos edificados na vida em Célula. Se ganharmos muitas pessoas, mas não as edificarmos como parte do edifício de Deus, nosso trabalho pode ser em vão.

Todos os nossos problemas são consequência de sermos muito  individualistas  e  independentes, estamos desvinculados uns dos outros. É por esse motivo que somos assediados por fracassos e fraquezas. Vejamos o que diz a Palavra de Deus sobre o isolamento em Provérbios 18:1.

O compartilhamento na vida em célula e discipulado é essencial para que possamos vencer fraquezas, pecados e qualquer tipo de luta pela qual estejamos enfrentando. Quando somos vinculados e edificados com outros irmãos, descobrimos como  podemos superar os problemas.

Enquanto um membro estiver ligado ao corpo, tudo estará bem com ele. Por mais que tenha dificuldades, o corpo o suprirá e o guardará. Suponhamos que sua mão esteja separada de seu corpo, mas continua se esforçando para funcionar e ser saudável. O alvo dela é ser útil, mas não consegue.
 Somos membros do Corpo de Cristo e precisamos estar encaixados nele de forma prática. O único caminho para ser um cristão vitorioso é estar vinculado e devidamente encaixado no edifício de Deus como pedras vivas.

 Os cinco ministérios citados por Paulo na carta aos Efésios (4:11) são fundamentais neste processo de edificação da Igreja. Conheceremos um pouco da importância de cada um deles.

1. A Planta da edificação

O primeiro elemento necessário para se construir uma casa é o projeto, a planta. Como sabemos onde colocar cada pedra? Qual é o padrão? Para isso, precisamos da planta da construção. Todos os trabalhadores envolvidos na obra de edificação precisam saber como ler o projeto que foi dado pelos apóstolos, esse aspecto é função do ministério apostólico. Não só o líder, mas cada membro da célula precisa saber ler a planta e conhecer o propósito eterno de Deus.

O propósito eterno de Deus é o de ter para Si uma grande família que expresse na terra a Sua glória e autoridade (leia Gn. 1:27-28). Na carta de Paulo aos Efésios diz que este propósito de nos eleger como filhos para nos relacionarmos com Deus em amor, já existia no coração do Pai antes da fundação do mundo (leia Ef. 1:3,5,11).

2. A coleta das pedras

Precisamos encontrar o lugar onde há pedras e leva-las para o local da construção, o que aponta para o evangelismo. Isto significa que tal empreitada, resultará numa diversidade de pedras que deverão ser trabalhadas. No entanto, somente traze-las ao local e lava-las não será o suficiente.

Não é o tamanho ou a quantidade de pedras que importa, mas a edificação. Deus não pode habitar no meio de um monte de pedras (ou entulhos).

3. As pedras devem ser buriladas/aprimoradas

Precisamos quebrar algumas pedras e talhar outras para tirar as arestas, o ministério que faz isso é o de ensino. Precisamos ensinar e discipular uns aos outros, pois na Casa de Deus tudo é feito por meio da reciprocidade (leia Cl. 3:16).

Não podemos pegar a pedra bruta e usá-las na edificação. Há “pedras” que se acham grandes e preciosas demais para fazerem parte da construção de uma célula tão “simples”. Existem pedras muito ásperas, outras que possuem lascas cortantes e acabam ferindo as pedras que estão ao lado na construção. Também há as que não gostam da construção local e vivem rolando de uma igreja para outra. São pedras, mas ainda não estão prontas para a edificação, seus hábitos antigos precisam ser mudados.

Pedras que estão edificadas e encaixadas na construção não podem ser levadas. Somente as que estão soltas são levadas. Se uma pessoa não permaneceu é porque ainda não estava apropriadamente edificada.

Se não ensinarmos aos irmãos, eles não estarão prontos a serem edificados. Para ser edificada, cada pedra deve ter determinado tamanho, forma e textura, e o padrão que devemos seguir é o da pedra angular, isto é, o Senhor Jesus.

4. As pedras devem ser encaixadas
 Este ministério é o pastoral, que vai colocar cada pedra no lugar certo e cimenta-las umas nas outras para que cada uma tenha uma boa relação e esteja ligada com as demais. Essas pedras precisam de manutenção e cuidado para se manterem sempre numa boa condição.

5. O controle de qualidade

O ministério profético é o último elemento. Ele é responsável pelo controle de qualidade. Esse é um trabalho de supervisão e, se percebermos que estamos construindo de maneira errada, é necessário exortar uns aos outros. Toda construção é um lugar muito bagunçado, com muito barulho, muitas ferramentas espalhadas, e isso pode ser muito cansativo. Na verdade, podemos nos machucar enquanto construímos e, por isso, ficamos desencorajados e desanimados. Nesse momento, o ministério profético vem para exortar, edificar e confortar.
Ele nos encoraja e motiva a continuar, pois todo trabalhador na construção precisa de encorajamento, principalmente os líderes. Além disso, a construção não pode ser feita de forma desleixada, é preciso supervisioná-la o tempo todo (leia Hb. 6:10-12).

Outro aspecto importante é que, sem supervisão (liderança),  os trabalhadores ficam preguiçosos. É da supervisão (liderança) a responsabilidade de treinar, equipar e também de checar se a obra está sendo feita corretamente. O trabalho de supervisão é um tipo do ministério profético.

Como podemos cooperar na edificação da igreja?

a)  Precisamos nos reunir.  De nada adianta falarmos de edificação, se vivemos isolados. A reunião é extremamente importante para edificação do Corpo. Seria uma grande contradição dizer que amamos os irmãos, mas não desejamos estar com eles. O amor sempre resulta em comunhão.

Podemos ter muitas dificuldades no dia a dia, falta de tempo e horários difíceis, mas sempre haverá no coração dos nascidos de Deus um anseio pela comunhão, pela reunião dos santos.

b) Precisamos crescer no Senhor. Textos como o de 1 Pedro 2:2, Efésios 2:21 e 4:15 mostram claramente que a edificação da Igreja só é possível pelo crescimento dos membros. Somente um corpo crescido pode expressar apropriadamente o Senhor.

Precisamos tratar com nosso pecado, nosso "mundanismo" e com o nosso ego. Para crescer, precisamos nos encher da vida de Cristo, pois quando somos cheios do Senhor e ministramos ao Senhor, então a vida abundante de Cristo se manifesta.

c) Precisamos funcionar como ministros. Todos nós somos ministros e membros do corpo. Ministrar é o ato de servir de alguma forma aos irmãos. No entanto, sem crescimento, não sabemos como funciona. Por isso, o crescimento deve preceder ao ato de ministrar.

d) Todos nós precisamos falar. Na vida da Célula, o falar é fundamental. É uma forma de edificarmos a Casa de Deus.  Se não falamos, não crescemos e nem conseguimos ministrar de acordo com nosso dom. Porém, precisamos ser cuidadosos, para não termos um falar negativo (leia Cl. 4:6; Pv 22:11 e 10:19)


Conclusão

Compreendemos como podemos edificar a Casa de Deus. Seremos capazes de fazê-lo à medida que crescemos e nos desenvolvemos. Então, não fique de fora desse processo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Pr. Rodrigo Gomes. 2012. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial. Desenvolvido por Vitrô Digital.